Make your own free website on Tripod.com

Opinião

Leia as colunas dos atleticanos


 
 
 
                Cassius T. Pereira
 
   Amigos,

    Voltamos , e agora pra falar do Brasileirão. Confesso que todos os meus três primeiros prognósticos para os jogos do Atlético furaram. Apostei em vitória sobre o Coritiba, derrota na Vila Belmiro e empate em Recife. O futebol é mesmo traiçoeiro. E será assim durante todo esse campeonato que está cada vez mais marcado pelo equilíbrio de forças entre equipes tradicionais e os emergentes do futebol de elite, caso do nosso clube.
     Apesar dos resultados e da tabela mal-encarada desses primeiros jogos, gostei do começo do rubro-negro. Com a base do Estadual e apesar dos pouquíssimos reforços, o Atlético mostra-se competitivo. Conseguirá boas vitórias e tem chances de classificação. A nossa surpresa com os primeiros resultados não deve-se tanto ao placar em si, mas a forma como o rubro-negro perdeu de estar mais bem colocado na tabela neste começo. Nada que não se recupere. Temos boas seqüências de jogos em casa que poderão fazer a diferença daqui a algumas rodadas.
Prestem atenção à tabela...

****

    Os laterais têm sido figuras bastante criticadas não só em equipes como o Atlético, mas na maioria dos clubes. Reparem como é um problema crônico das equipes de futebol e desculpa constante de esquemas táticos. "O lateral não apoia, o lateral sobe demais e não volta..." A posição de lateral ou ala, como queiram , no futebol contemporâneo ,é a mais sacrificada que existe. Do jogador nessa função se exige tudo, ataque e defesa com eficiência e sobras. A coisa não é bem assim. Os esquemas têm sobrecarregado esses jogadores. É preciso criar sistemas de jogo ,aonde o ala possa cumprir essas tarefas com mais ênfase nesta ou aquela. A composição de um lateral mais agressivo e outro mais contido é boa desde que do mesmo lado estes jogadores tenham companheiros que executem  bem a função complementar. Essa composição é que é o desafio.
   

***

   Nos jornais paranaenses não temos muitas estatísticas sobre os jogos. Vale consultar portanto, as avaliações do pessoal da Folha de São Paulo. Nestas três primeiras rodadas o Atlético já tem os seus destaques:
  Alberto é o pior passador do Brasileiro.
  Reginaldo tem a maior média de faltas por jogo.
  O Atlético é o time com maior média de faltas por jogo.
 
  Tomara que o Abel esteja atento.

  Um abraço,
  Até a próxima quinzena.
 

 

P.S.  É claro que eu quero receber elogios e esculhambações. Mandem para este endereço eletrônico: cassiust@uol.com.br 
 

 
 
 Cassius T. Pereira é atleticano e professor universitário.
 

 
 
Voltar para a Página Principal de Opinião
 
Quero voltar para a Página inicial
 
 
 
 
 
desde 7/2/98